Hamburgueria: Preciso registrar a marca da minha hamburgueria?

O setor alimentício cresce a cada dia mais. Abrir uma hamburgueria é um passo certeiro! Mas para ter sucesso é preciso registrar a marca de sua hamburgueria

Um dos segmentos de maior sucesso no ramo alimentício, são as hamburguerias. Existem milhares e, cada uma delas tem um toque diferente, seja no sabor do molho, na fabricação do pão ou ainda com a produção do próprio hambúrguer. E quer saber como a sua hamburgueria se tornará única? Quando você registrar a marca da sua hamburgueria.

O investimento para abrir uma hamburgueria é alto. Mas, existem formas de começar um negócio de uma forma que não exija tanto investimento. Entretanto, seja qual for a forma escolhida, uma coisa é certa: o registro da marca da sua hamburgueria é a única maneira de proteger o seu negócio. Isso evitará imitações e garantirá que ninguém copiará o seu negócio.

registrar marca de hamburgueria

Aqui neste artigo você terá acesso à dados e informações importantes para o sucesso do seu negócio. Preparado pra crescer? Então comece a leitura:

Como abrir uma hamburgueria

Basicamente, as pessoas pensam que para abrir uma hamburgueria basta saber fazer um lanche saboroso. Essa é uma etapa muito importante do negócio, mas existem outras que merecem atenção na construção da sua lanchonete.

Escolher um bom local de funcionamento faz toda a diferença. Afinal, será um lugar para encontrar os amigos, família ou até mesmo um encontro de casal. Dessa forma, precisa ser estratégico. A decoração interna também é um ponto que precisa de atenção. Se possível, contrate um profissional para te ajudar, como um arquiteto ou design de interiores.

Isso tudo exige um alto investimento. E, se você está começando, há outra alternativa bem mais acessível.

O delivery é uma alternativa para “testar” o seu negócio ou até mesmo os seus hambúrgueres. Com as tecnologias disponíveis, é ainda mais fácil. É possível produzir os lanches na sua própria cozinha e comercializá-los através do iFood ou divulgar nas redes sociais da sua cidade.

Nesse modelo, você ganhará a clientela e saberá quais lanches tem mais saída. Feito isso, poderá pular para a etapa de ter um espaço físico para receber seus clientes, já com a certeza do que dará certo ou não.

Seja qual for o modelo escolhido é importante que você se atente à uns pontos, como a licença da prefeitura para comercializar alimentos, se adeque as normas de vigilância sanitária, abra um CNPJ (pode ser até MEI) e registre a marca da sua hamburgueria.

Veja o passo a passo de como abrir MEI!

Qual a importância de registrar a marca da minha hamburgueria?

Com a marca da sua hamburgueria registrada, você tem vários benefícios, além da proteção do seu negócio. Veja:

  • Sua hamburgueria será única (sem imitações);
  • Garante exclusividade no seu segmento;
  • Agrega valor à sua hamburgueria e seu negócio;
  • Abre a possibilidade de franquiar e licenciar sua marca;
  • Evita custos com mudanças inesperadas de marca;
  • Fideliza seus clientes.

O maior benefício é a proteção da marca da sua hamburgueria, pois dessa forma, ninguém poderá copia-la.

Como faço um registro de marca para hamburgueria?

registrar marca de hamburgueria

Parece simples registrar uma marca no setor alimentício, mas requer muito cuidado e critérios. O procedimento de registro é o mesmo, o que muda é a classificação em que deve ser feito o processo.

Entenda o que são as classificações de marca aqui.

Basicamente, há duas possibilidades:

  • Serviço (a venda de hambúrguer);
  • Produto (o lanche).

Mas, ainda há outro detalhe importante que merece atenção.

Para os donos de restaurante, bar, pizzaria ou lanchonete, que vendem um produto (ou seja oferece um serviço: a venda de algo), — que é o caso de uma hamburgueria — são 2 possibilidades para registro de marca.

Se sua intenção é manter sua hamburgueria local, seja na sua cidade ou bairro – ainda que seja como delivery, o ideal é registrar na NCL para fornecimento de alimentação. Já se a sua ideia é que a hamburgueria tome grandes proporções e se transforme em uma franquia, deverá registrar para fornecimento de alimentação e também para administração de negócios e franchising.

Além disso, há uma terceira possibilidade de registro de marca para hamburgueria: o do produto. Se você cria um lanche e dá um nome (marca) para ele, deve registrar também o nome de cada produto. Por exemplo, Mc Donald’s. “Mc Donald’s” é a marca do lugar (fornecimento de alimentação + administração de negócios + franchising (já que é franquia)). E “Big Mac”, é a marca do produto.

Passo a passo para registrar marca de hamburgueria

Quando registrar a sua marca ela será única em todo o território nacional. Sua validade é de 10 anos e pode ser renovada quando esse prazo acabar. Para fazer o registro é bem fácil: Primeiro faça uma pesquisa no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para verificar se já há uma marca igual ou semelhante a sua. Feito isso e constatado que não há, você poderá realizar o depósito do pedido de registro de marca.

No entanto, caso aparecerá alguma marca igual ou semelhante a sua, já aviso: será muito mais difícil registrá-la. Isso porque o próprio INPI não aceita duas marcas iguais ou semelhantes. Afinal, o intuito do registro de marca é garantir a exclusividade e diferenciação no mercado. Logo, é impossível duas marcas iguais dentro do mesmo segmento. Neste caso, o ideal é trocar a marca da sua hamburgueria e registrá-la.

passo a passo para registrar marca de hamburgueria

Você pode fazer isso no site do INPI, realizando um cadastro e preenchendo os dados corretamente. Vale frisar que um campo preenchido errado, prejudicará todo o seu registro e ainda causará prejuízos.

O mesmo vale para a escolha da NCL. Se marcar a errada, sua marca de hamburgueria continuará desprotegida.

Para fazer o depósito do pedido de registro de marca no INPI, é necessário pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU). O pagamento será feito em duas ocasiões: na solicitação do registro e quando você receber o deferimento do registro (o tempo é relativo e atualmente demora cerca de 12 à 15 meses ou até menos).

Lembre-se: sua marca estará protegida desde o depósito do pedido, mesmo que o certificado demore para sair. Durante o processo, poderá haver oposição, que precisa ser defendido.

Outro ponto importante: o INPI não envia nenhum tipo de comunicação. Portanto, para saber como anda o seu pedido de registro de marca, é necessário acompanhar através da RPI (Revista da Propriedade Industrial), que é publicada toda terça-feira com as informações de todas as marcas. Ou seja, é um material bastante extenso, porém completo.

Existe uma possibilidade de simplificar todos esses passos, resumindo em apenas um: realizando uma pesquisa de marca com a Zênite Marcas aqui. O intuito é proteger a sua marca enquanto você se preocupa em fazer o negócio crescer. Você faz a pesquisa e a Zênite faz o resto.

Está pronto para proteger o seu negócio registrando sua marca?

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Paulo Rebello Marinho

Advogado, pós graduado em Direito Empresarial e especialista em proteção de marcas.

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Nossa especialidade é simplificar o processo de registro de marca e torná-lo acessível aos pequenos e médios empreendedores.

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