Ao se tornar um microempreendedor individual (MEI), você garante alguns benefícios pra você e sua empresa. Salário maternidade, auxílio-doença, pensão por morte, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por idade entre tantos outros. Para ser MEI, você precisa ter um faturamento anual de até R$ 81 mil reais e apenas 1 funcionário que receba um salário mínimo. Ser MEI não te livra dos impostos ou até mesmo de prestar constas para o fisco, você terá algumas obrigações que devem ser seguidas a risca. No entanto, de maneira muito mais simplificada. Portanto, conheça agora o passo a passo de como abrir MEI e formalizar o seu negócio. Confira!

como abrir MEI

Passo a Passo de como abrir MEI

Qualquer pessoa pode abrir MEI, desde que respeite as condições que citamos acima. Além delas, você não pode possuir ou ser sócio de outra empresa. MEI é para microempreendedor individual, ou seja, você também não poderá ter sócio. Pensionistas e servidores públicos federais também não podem ser MEI.

Clique aqui e veja se a ocupação do seu negócio se enquadra como MEI.

O procedimento é bem simples e você pode fazer sozinho, sem a ajuda de um contador.

1º Passo para abrir MEI

O primeiro passo é saber se você está dentro dos requisitos básicos para se tornar MEI. Você pode conferir em detalhes na Lei Complementar 128/2008 e entender todos os critérios exigidos. Você pode conferir a legislação no site do Portal do Empreendedor clicando aqui.

Veja os 5 erros que acabam com a vida do microempreendedor individual e evite-as!

2º Passo para abrir MEI

Acesse o site do Portal do Empreendedor e clique em “Formalize-se”. Preencha os campos solicitados. Para te ajudar, já separe os seguintes documentos:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de endereço da sua empresa;
  • Comprovante de endereço da sua residência;
  • Título de eleitor;
  • Número da sua declaração de imposto de renda como pessoa física dos últimos 2 anos.

3º Passo para abrir MEI

Na próxima etapa estará disponível um item chamado “Nova Inscrição”. Você deve preencher esse formulário com os dados necessários. Sendo eles:

  • Nome empresarial;
  • Nacionalidade;
  • Sexo;
  • Nome da mãe;
  • Seu nome.

Volte e confira se está tudo certo. Caso encontre um erro, cancele a inscrição imediatamente e refaça.

4º Passo para abrir MEI

Na “identificação”, mais dados terão que ser preenchidos e os que possuem o (*) são obrigatórios. Caso você não preencha não conseguirá ir para a próxima etapa. Coloque seus dados, o nome fantasia da sua empresa e o capital social, ou seja, o valor gasto que dará início ao seu negócio.

5º Passo para abrir MEI

Nessa etapa você classifica a atividade da sua empresa, entre 15 opções disponíveis. Em seguida escreva a ocupação secundária. Escolha a sua maneira de atuação no mercado e selecione quantas opções desejar. Se a sua empresa vende pela internet e também possui uma loja física, selecione as duas opções.

6º Passo para abrir MEI

Informe o endereço principal da sua empresa e o seu residencial. Coloque o CEP, e o programa preencherá automaticamente os dados. Se ambos os endereços forem iguais selecione “endereço residencial igual ao comercial”.

7º Passo para abrir MEI

Aqui no item “declarações”, leia atentamente cada detalhe e se estiver de acordo clique em “continuar”. Na próxima tela aparecerão todos os dados preenchidos até aqui. Com muita cautela, certifique-se que está tudo correto e clique em “Enviar”.

8º Passo para abrir MEI

Você receberá um código via SMS no celular para que confirme a formalização no site. Digite o código, confirme e então aparecerá uma mensagem “Operação concluída com sucesso”. Clique na opção “certificado” e imprima o seu certificado de MEI.

Viu só como é simples? Agora você sabe como abrir MEI! Se você possui uma empresa e quer vê-la crescer no mercado, formalize-se.

Se preferir, dê o play e veja como abrir MEI:

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu coentário
Insira seu nome aqui