A maioria das pessoas desconhece essa informação, mas é verdade. A marca Legião Urbana foi registrada por terceiros! Por isso é importante que você não se esqueça de registrar a sua marca para que não surjam dores de cabeça no futuro, como aconteceu com uma das maiores bandas do nosso país.

marca Legião Urbana

Início da Banda Legião Urbana

A Legião Urbana começou em Brasília com Renato Russo, vocalista e baixista, e Marcelo Bonfá, baterista. Os dois tocaram com vários guitarristas até que Dado Villa-Lobos entrou definitivamente. Em 1984, com a ajuda de Hebert Vianna, do grupo Paralamas do Sucesso, a Legião foi contratada pela gravadora EMI e chamada para gravar pela primeira vez.

Mas as gravações não agradaram os componentes da banda pelo fato de outros quererem mudar seu estilo e voltaram a sua cidade natal. Entre as idas e vindas entre o Rio de Janeiro e Brasília, o produtor musical Mayrton Bahia conversou com eles para que voltassem a gravar, dessa vez com mais liberdade. As atividades da banda foram suspensas quando Renato Russo faleceu, aos 36 anos no dia 11 de outubro de 1996.

O registro da marca Legião Urbana

Com o grande sucesso da banda, foram aconselhados a abrir uma empresa para administrar seus interesses econômicos. Com isso se criou quatro empresas. Cada uma deles tinha um dos integrantes como sócio majoritário e os outros três como sócios minoritários.

marca Legião Urbana

Até o momento em que o segundo disco foi lançado e considerado um sucesso, a marca Legião Urbana ainda não havia sido registrada. Sabendo disso, um oportunista compôs uma música colocando a expressão “legião urbana” na letra. Para que assim conseguisse o direito a marca no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). Sua ideia era ganhar dinheiro exigindo o direito de uso dela.

Com isso, os integrantes da banda moveram um processo para recuperar o nome. Afinal, não poderiam mais utilizar a marca Legião Urbana.

No Brasil só se concede os direitos de uma marca para uma pessoa (física ou jurídica), a banda decidiu entrar com pedido de oposição. Para isso, foi escolhida a empresa “Legião Urbana Prod. Art.”, por ter o mesmo nome da marca que queriam recuperar.

Veja também o caso da banda Natiruts

Durante o processo, a comprovação para ter novamente os direitos sobre o nome da banda foi através de sua trajetória. As provas utilizadas foram os anúncios de shows, fotos de apresentações, capa do primeiro disco, entre outras coisas.

Banda precisa registrar sua marca?

Se aquela pessoa que agiu de má-fé não tivesse registrado a marca “Legião Urbana”, a banda não saberia a importância do registro. Renato e os demais integrantes da banda sofreriam um grande prejuízo. Além de recomeçar todo o processo de reconstrução de marca, teriam que deixar para trás a história da banda Legião Urbana.

E é isso o que acontecem com grande parte dos músicos. A maioria não se preocupa em fazer o registro e corre o risco. Quanto antes registrar, melhor. Mesmo com pedido de oposição, não é certeza que conseguirá passar pelo mesmo que a Legião Urbana. Por isso, se você tem uma banda e já decidiram o nome, entre em contato com a Zênite Marcas para garantir que o nome decidido não caia nas mãos de pessoas mal intencionadas.

[fusion_button link=”https://www.zenitemarcas.com.br/” title=”” target=”_self” link_attributes=”” alignment=”center” modal=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” color=”default” button_gradient_top_color=”” button_gradient_bottom_color=”” button_gradient_top_color_hover=”” button_gradient_bottom_color_hover=”” accent_color=”” accent_hover_color=”” type=”” bevel_color=”” border_width=”” size=”” stretch=”default” shape=”” icon=”” icon_position=”left” icon_divider=”no” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””]FAÇA UMA PESQUISA GRATUITA[/fusion_button]

Quer saber mais sobre os problemas com a Marca da Legião Urbana? Veja o vídeo abaixo.

[fusion_youtube id=”https://www.youtube.com/watch?v=P8jWz7i5ls4″ alignment=”center” width=”” height=”” autoplay=”false” api_params=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=””][/fusion_youtube]

Veja outros casos reais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu coentário
Insira seu nome aqui