Lançar um produto novo no mercado é uma grande vitória na vida dos empreendedores. Porém existe todo um processo que deve ser feito para que os resultados das vendas sejam positivos. Fazer o registro de um produto, assim como registrar uma marca é uma das fases desse processo. E é dessa maneira que você irá proteger e assegurar que ninguém roube a sua ideia.

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Lançar um produto novo no mercado

O lançamento de produtos é cada vez mais frequente. São lançados itens novos no mercado diariamente. Isso significa que a concorrência está cada vez mais acirrada, sem contar que criar — e manter — algo único é um grande desafio.

Para quem é empreendedor, está muito além de apenas criar uma ideia original. É encontrar oportunidades, identificar demandas e mostrar que o seu produto pode solucioná-las. E claro, para vender é essencial conhecer o seu público e saber exatamente como atrair os consumidores.

Se você já tem um produto idealizado, é hora de conquistar de clientes e lançar um produto novo no mercado!

Faça uma pesquisa de mercado

Analise o seu nicho para identificar quais as brechas para se atuar. Lembre-se nas vezes que você procurou saber de um produto pela internet, por exemplo, e não encontrou informações completas ou nenhuma informação. Feito essa pesquisa, é necessário identificar a oportunidade de demanda para o seu produto que será lançado. Neste momento é preciso muita atenção, pois precisará impor parâmetros para os recursos pessoais, financeiros, de distribuição, logística, estrutura e outros para então agarrar a oportunidade percebida.

Saiba tudo sobre a sua persona

Você sabia que persona é diferente de público-alvo? Enquanto o público-alvo refere-se a um determinado grupo de pessoas, a persona define um cliente em detalhes. Isso permite que você se aproxime de seus consumidores e saiba exatamente quem são, o que fazem e o que gostam.

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Entender e conhecer as pessoas que já adquiriram ou pesquisaram a sua categoria de produto é importante para otimizar resultados. Portanto, é necessário compreender os desejos e necessidades dos compradores para então atingi-los da maneira correta. Essa compreensão vem por meio de uma pesquisa real para assim adquirir informações como idade, gênero, localização, customes, cultura e muito mais.

Lembre-se que para compreender a sua persona de fato, é imprescindível conhecer seus hábitos de consumo. Por exemplo, a frequência que faz compras ou ainda como e onde consume determinados produtos.

Faça um planejamento de marketing

Para qualquer coisa o planejamento é essencial. Para lançar um produto novo no mercado, planejar aumenta as chances e sucesso. Você pode fazer isso sozinho, mas ter ajuda profissional faz toda a diferença na hora de criar as estratégias.

O planejamento de marketing deverá conter dados importantes como:

  • Informações sobre seu público-alvo e persona;
  • Cronograma de todas as ações;
  • Ações de divulgação (como degustação, apresentação do produto, participação de eventos etc);
  • Investimento;
  • E outras informações relevantes.

Faça a análise SWOT

A análise de SWOT é uma excelente ferramenta para analisar como anda a sua empresa e também seus concorrentes. Ela consiste em identificar suas fraquezas, forças, oportunidades e ameaças. É possível observar sua marca como também os seus produtos.

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Assim, você conseguirá visualizar as competências que já possuem e as quais necessitam desenvolver.  Ao término da análise de SWOT, você já terá informações suficientes para entrar em ação.

O jeito mais prático de se fazer é colocar essas informações em um quadrado divido em quatro partes. Cada uma delas será colocada um dos seus quatro pontos de análise. Em seguida, basta unir essas informações e colocá-las em prática.

Faça registro de marca para lançar um produto novo

Mesmo que você tenha uma empresa já registrada e crie um novo produto, precisará também registrar a marca desse produto. Para ficar mais claro: A marca McDonald’s é registrada, e, todos os produtos também possuem seus registros individuais, como por exemplo, o Big Mac.

Com isso, além de ninguém poder utilizar a marca do seu estabelecimento, a marca do seu produto também será única, o que garantirá sua exclusividade no mercado. As vantagens de ter a marca do seu produto registrada é a mesma que ter o registro de marca da sua empresa.

Está lançando um produto novo? Faça uma pesquisa de registro de marca gratuita e saiba se está disponível!

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