Escolher o nome ideal para o seu negócio é essencial para criar uma marca de sucesso! Afinal, é por esse nome que seus clientes irão conhecer e se fidelizar a sua empresa! Por isso, muita cautela diante dessa escolha!
Eu sei bem que é uma escolha difícil e, se você não sabe por onde começar, tenho algumas dicas de como escolher o nome ideal para o seu negócio. Afinal, essa escolha é uma das mais importantes para decolar as suas vendas e potencializar sua lista de clientes. Aproveite a leitura!
Processo da escolha do nome ideal
O processo para escolher o nome para a sua empresa precisa ter dedicação, muita pesquisa e principalmente: planejamento. Ela deve ser única e assim criar uma identidade para a sua marca. Precisa ser algo marcante, para que seus clientes a reconheçam e a identifiquem facilmente em qualquer lugar.
Esse processo pode levar certo tempo, mas é um passo grande para a fase inicial do seu negócio. Afinal, o nome da sua marca será a forma que seus clientes terão o primeiro contato com a empresa. E através do nome deverá despertar o interesse, ressaltar valores e também demonstrar credibilidade.
Vai ser difícil? Provavelmente sim, mas escolher o nome ideal para o seu negócio valerá a pena. E não se esqueça: o nome certo para seu negócio existe – e será o melhor!
Elementos importantes na hora da escolha
São 2 elementos muito importantes: logo e o nome. É preciso enxergá-los como duas peças intimamente ligadas. Essas peças trabalham juntas na construção de uma identidade única de uma empresa e na demonstração da sua organização.
Para que você entenda melhor, é só pensar, que os logos em sua maioria possuem o nome incluído neles. E até nos que possuem apenas uma ilustração é necessário uma versão com o nome.
O nome deve ser de fácil memorização e também que não faça as pessoas terem dificuldade em pronunciá-lo. Evitar palavras estrangeiras é uma boa, assim você diminui as chances de seus clientes entenderem e falarem de forma errada.
Sua marca fará parte da história da sua empresa, representando um grande valor para os clientes. Conforme o seu negócio for crescendo a sua marca tomará ainda mais espaço no mercado. Registrá-la é importante, pois assim você garante que ninguém roube os seus frutos!
Critérios a serem levados em conta
Na hora de definir o nome você precisará levar em consideração alguns pontos importantes:
- Perfil do cliente
- Qual o seu público alvo?
- Quem compra de você?
- Que tipo de pessoa consumirá o seu produto ou serviço?
É necessário que você faça uma pesquisa de campo com diversas segmentações para que você defina os valores, as crenças e as atitudes da sua empresa. Tenha como base o perfil do seu cliente em potencial. Busque elementos que se encaixe nesse perfil para que eles se identifiquem com a sua marca, criando um sentimento por ela.
Tenha um diferencial
Toda empresa tem um diferencial em relação ao mercado e seus concorrentes. Qual é o seu?
Na hora de escolher o nome do seu negócio o diferencial deve de alguma maneira estar associado a ele, seja de forma sutil ou não. Isso irá demonstrar – logo de cara – para seus clientes algo que sua marca se destaca. Lembre-se: a marca é o primeiro contato que ele terá com sua empresa.
Posicionamento da sua empresa
É o lugar que você irá ocupar na mente dos seus clientes. Portanto, o nome da sua empresa deve, de alguma maneira, transmitir o posicionamento dela frente ao público.
O posicionamento deve ser claro, completo e principalmente incluir todas as necessidades dos seus clientes. Você poderá optar por várias possibilidades, como por exemplo, ser reconhecido como o pioneiro em determinado segmento ou ainda possui a melhor tecnologia de produção.
O nome ideal para o seu negócio deve ser memorável, de fácil pronúncia e soletração. O processo de naming poderá ajudar nessa escolha! Quer saber mais? Clique aqui!