Como registrar uma marca de restaurante? Veja o passo a passo aqui!

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No momento em que você faz o registro da sua marca, está assegurando que apenas você, tenha o uso exclusivo dela. Impedindo que qualquer outra pessoa a utilize sem sua autorização. Isso evita que alguém de má fé, acabe prejudicando o nome da sua empresa e a reputação da mesma. Registrar uma marca de restaurante é uma ótima maneira de se impor no mercado.

registrar marca de restaurante

Aumenta a credibilidade do seu negócio e ajuda a adquirir novos clientes, mantendo os que já são fiéis a ela. Há ainda outras possibilidades fantásticas, como o licenciamento da marca e a abertura de franquias. O processo de registro de marcas vai muito além de um exercício legal. É a garantia de que você tem uma empresa séria, de respeito, que se preocupa em sempre atender com qualidade os seus clientes. Quer saber como registrar sua marca de restaurante? Confira esse material:

Para registrar uma marca de restaurante: veja se está disponível

A primeira atitude é realizar uma pesquisa no site oficial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. A busca é gratuita e você mesmo pode fazer. No entanto, é preciso realizar uma busca muito bem feita, verificando se não há nada igual ou semelhante a sua marca. É preciso considerar a grafia, fonética e até mesmo o logo.

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Outro ponto de destaque na hora de realizar a pesquisa é verificar a classificação da marca. Afinal, cada registro de marca corresponde a apenas um tipo de negócio. No caso de restaurante:

  • Se for um restaurante de bairro, o correto é a especificação para fornecimento de alimentação;
  • Se for no bairro e também em todo o país, como sendo uma franquia, o correto é registrar como administração de negócios, além do fornecimento de alimentação.

Para garantir a credibilidade dos resultados e analisar a registrabilidade da sua marca de restaurante, clique aqui e faça uma pesquisa gratuita.

Pagamento da GRU

Depois de realizada a pesquisa, conferido a disponibilidade do registro da sua marca, é hora de fazer o pedido. Será preciso fazer o seu cadastro no site do INPI para imitir a Guia de Recolhimento da União – GRU. Somente após o pagamento dessa guia é que você poderá depositar o seu pedido.

Cuidado! Ao fazer essa etapa sozinho, você precisará ler com bastante atenção. Pois o valor da guia dependerá do porte da empresa ou ainda se o registro será feito com CNPJ ou CPF.

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Feito o pagamento, deposite o seu pedido no site do INPI. Será preciso enviar os documentos solicitados, juntamente com o comprovante de pagamento da GRU. Neste momento será preciso indicar a classificação

Publicação na revista oficial do INPI

Após aproximadamente 30 dias, será publicado o seu pedido de registro na revista oficial do INPI, a RPI. Essas publicações são sempre as terças-feiras e serve para que o solicitante acompanhe cada parte do processo.

É na RPI que os prazos e oposições são publicados. Portanto, você precisará ver essa revista semanalmente até o fim do processo, que pode levar em média 2 anos. Essa tarefa parece simples, mas lembre-se: semanalmente milhares de pedidos são depositados no INPI. Todos são publicados nessa mesma revista.

Deferimento do seu pedido de registro

registrar uma marca de restaurante

O deferimento é a etapa final para registrar uma marca de restaurante. Será emitida a última taxa para a expedição do certificado. O mesmo tem a validade de 10 anos, podendo ser renovado pelo mesmo período.

Mas, se por algum motivo você se esquecer de pagar essa taxa dentro do prazo estipulado, o seu pedido será arquivado. O que significa que sua marca estará novamente disponível para qualquer pessoa que queira fazer o registro dessa marca.

Quer ver o seu restaurante aumentar as vendas e ter mais visibilidade no mercado? Então proteja a sua marca, faça agora uma pesquisa gratuita clicando no botão abaixo e dê o primeiro passo para o sucesso do seu restaurante.

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Paulo Rebello Marinho

Advogado, pós graduado em Direito Empresarial e especialista em proteção de marcas.

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Nossa especialidade é simplificar o processo de registro de marca e torná-lo acessível aos pequenos e médios empreendedores.

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