O sonho de todo e qualquer empreendedor vai muito além de ganhar dinheiro. O que se deseja na grande maioria das vezes é fazer história, é cumprir sua missão no mundo, como montar uma franquia de sucesso. Retorno financeiro é apenas uma consequência disso.

Uma vez ouvi uma frase que achei muito interessante, vinda de um empreendedor do ramo da construção civil e apaixonado pelo que faz. Ela dizia o seguinte: “- Eu cansei de contar a história dos outros. Quero escrever a minha história.”.

Como montar uma franquia? Saiba como expandir sua empresa

Isso claramente me marcou e me fez entender muita coisa.

Quando se fala em expandir um negócio e deixar sua marca no mundo a primeira coisa que surge à mente é a franquia. Afinal, quem não sonha em ver o negócio que lhe deu sucesso também dar sucesso a outras pessoas?

Mas franquear um negócio não é tão fácil quanto parece. Mas também não é um bicho de sete cabeças. A lei 8.955 é bem taxativa em muitos pontos. Basta obedecê-los e pronto, não é isso? Claro que não. Vai muito além do aspecto legal.

É necessário também dar suporte ao seu franqueado. Não basta fazer com que ele compre sua ideia, tem que o fazer comprar sua ideia e a ideia dar certo pra ele (e consequentemente pra você). Por isso é importante ter um negócio testado. Você deve primeiro arrumar a sua casa, para depois ganhar o mundo.

Mas você sabe o que sua empresa precisa para montar uma franquia?

Como já dissemos, o processo para montar uma franquia é longo e exige muitos cuidados. É importante fazer tudo com muita atenção para que o desafio não se torne um fiasco.

Mais do que um checklist, nesse artigo vamos pontuar e explicar alguns dos principais cuidados ao iniciar a franquia do seu negócio.

Como montar uma franquia expandir empresa

Análise da situação legal da empresa

Antes montar uma franquear de sua empresa é necessário verificar a situação dela. Coisas como forma de constituição, atividades cadastradas para ela, regularidade com o Fisco e eventuais problemas contábeis são de suma importância antes de partir para o processo de franquia.

Planejamento do Processo de Formatação da Franquia

Como é de se imaginar, a expansão pelo modelo de franquia exige um projeto. Exige que se demonstre o que se está oferecendo a um possível franqueado.

Para que seja possível formatar essa franquia o ideal é que se monte um projeto para isso.

Plano de expansão

Vai expandir? Mas vai pra onde? É importante saber para onde e como você vai expandir, afinal quem não sabe onde vai não chega a lugar algum. Planeje-se e faça um estudo disso para montar uma franquia de sucesso.

como montar uma franquia expandir empresa

Sistematização dos processos para os franqueados

Quando um franqueado entra na franquia ele busca muito mais do que um negócio. Ele busca um negócio já formatado e testado. Ele não tem conhecimento sobre os processos da empresa, e você não estará lá para explicar isso a ele todos os dias e todas as horas. Por isso é importante sistematizar, colocar todos esses processos em um manual de forma a minimizar falhas.

Venda sua primeira franquia

Já planejou, sabe pra onde ir e tem tudo sistematizado? Então está na hora de vender sua primeira franquia! Seja para um amigo, um parente ou um entusiasta do seu negócio, venda sua primeira franquia. Faça-a dar certo e você terá mais segurança de si próprio e ganhará a confiança dos próximos franqueados.

Seleção de franqueados

Sabe quem é o franqueado pra você? A pessoa que é apaixonada pelo seu negócio. Não é um expert em economia, um média, engenheiro ou advogado. O seu melhor franqueado é aquele que é apaixonado pelo que você faz, pois ele se sentirá completo fazendo isso.

Ao montar uma franquia, procure franqueados que darão o sangue por seus negócios.

Mas é só isso que preciso?

Não, claro que não! Muitas são as exigências da lei de franquia que devem ser cumpridas.

Você precisará ter um bom contrato de franquia, um bom pré-contrato de franquia, um manual do franqueado e uma Circular de Oferta de Franquia, a tão famosa COF. Se você já está pesquisando sobre o assunto já deve ter ouvido falar da COF.

como montar uma franquia expandir empresa

A COF é entregue aos franqueados antes de qualquer coisa. Ela é entregue para que o interessado na franquia conheça um pouco mais dos números, do negócio, dos problemas e sucessos passados, número de franqueados no sistema e que deixaram o sistema etc.

A COF é parte obrigatória da relação contratual. Vários são os contratos de franquia que já foram anulados pelos Tribunais apenas pela falta de entrega da COF ou ainda entrega fora do prazo.

E a ABF – Associação Brasileira de Franchising?

A Associação Brasileira de Franchising – ABF atua no suporte à franqueadores. Ela organiza, inclusive, feiras anuais e palestras sobre o tema com franquias já consolidadas e também novos modelos de franquia.

É importante que você conheça e se possível se associe. Isso te ajudará a ter um bom relacionamento com outros empreendedores do ramo e ainda te possibilitará o apoio da Associação, que nesse início pode ser muito importante e decisivo.

Preciso registrar minha marca para franquear?

Veja, quando um franqueado busca pelo modelo de franquia ele quer mais do que um apoio. Ele quer um negócio testado, com sistemas, tecnologia e com uma marca já consagrada pelo menos em uma determinada região.

Para isso é necessário que você tenha uma marca para oferecê-lo, correto? E é assim que a lei de Franquias entende.

como montar uma franquia expandir empresa

Obviamente que o processo de registro de marcas no Brasil ainda é um pouco demorado, levando aproximadamente 18 meses para conclusão. O empreendedor que ingressa no modelo de franquia não pode ser prejudicado por isso, e por essa razão a lei admite que se apresente ao franqueado (ou interessado) apenas o número do processo de registro de marca, onde o franqueado operará como depositante.

De maneira resumida, para franquear é sim importante registrar sua marca. Ainda que o processo não tenha sido concluído, apenas o número do protocolo (que é o mesmo do processo) já lhe possibilita usar o modelo de franquia para expansão.

Ficou com alguma dúvida sobre nosso artigo ou tem alguma sugestão? Entre em contato conosco!

CONSULTAR MARCA GRATUITAMENTE

Nome:
Qual sua marca?
Atividade:
Email:
Telefone com DDD:
Tempo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu coentário
Insira seu nome aqui