Está preparado para Natal? Veja como lucrar ainda mais no fim do ano!

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O natal é uma das datas mais lucrativas para o comércio. Anualmente os números sobem e, apesar de iniciar o mês após a Black Friday, planejar os negócios para o mês de dezembro proporciona um excelente retorno para as empresas de qualquer segmento. É possível lucrar ainda mais no fim do ano, desde que esteja muito bem preparado. Ainda dá tempo de se organizar! Dá uma olhada nessas dicas e coloque em prática o quanto antes!

Está preparado para Natal? Veja como lucrar ainda mais no fim do ano!

1 – Não confunda promoções de natal com Black Friday

Um erro que mata qualquer chance de aumentar os lucros é oferecer as mesmas vantagens tanto na Black Friday como no fim do ano. Os clientes percebem que as promoções são as mesmas e sua empresa perde credibilidade com eles.

Procure ofertar seus produtos de maneiras diferentes, principalmente se está pensando em fazer promoções. Cada negócio exige um tipo de apelo. Se você conhece seus clientes muito bem, saberá quais usar.

Os sorteios são muito bem vistos nessa época do ano, quando muita gente quer presentear e também receber presentes. É importante que o prêmio seja algo de interesse do consumidor. Há lojistas que querem “desencalhar” produtos parados e o oferecem como prêmio, no entanto essa não é uma boa estratégia!

2 – Faça pacotes, combos e opções de presentes

Seja amigo secreto ou uma lembrancinha, buscar opções de presente pode ser um martírio para muita gente. Ofereça soluções prontas como pacotes e combos prontinhos para presentear. Cestas e caixinhas já montadas tornam-se boas alternativas quando o assunto são as famosas lembrancinhas.

Se você trabalha com doces, pode oferecer caixas prontas, personalizadas com seus doces mais gostosos e pedidos durante o ano! Faça diferentes tamanhos e preços, dessa forma você terá várias opções para seus consumidores.

Trabalha com moda e roupas? Ofereça looks completos! A combinação de básica + acessório também são sucesso (e minimizam erros!).

Independente do seu segmento, use a criatividade para criar pacotes e combos prontos para oferecer aos seus clientes. Dessa forma você aumenta suas vendas e ainda facilita para que as pessoas possam escolher seus presentes sem precisar montá-los.

3 – Anuncie no lugar certo e  de maneira efetiva

Para vender é preciso anunciar. O problema é que todas as empresas pensam dessa forma. Por isso é necessário saber onde o seu público está e como chamar sua atenção. Anunciando nos lugares certos e de maneira efetiva, você conseguirá lucrar ainda mais no fim do ano.

Dependendo do seu segmento e de onde sua loja está, você pode apostar nas mídias tradicionais, como rádio, carro de som e até panfletagem. Mas antes tenha certeza de que esses meios de comunicação serão eficientes, conheça a sua persona e saiba onde ela está. Caso contrário você apenas gastará sua verba e não terá o retorno esperado.

Uma boa alternativa para economizar gastos e encontrar os clientes certos é apostando no marketing digital. Use as redes sociais ao seu favor! Crie conteúdos bacanas e atrativos. Na hora de criar os anúncios, certifique-se de que está fazendo isso certo! O ideal é procurar um profissional capacitado para que seus investimentos sejam adequados.

O Google também é uma boa pedida para anunciar. No entanto é necessário ter conhecimento, já que é preciso saber como fazer para evitar desperdícios financeiros.

O bom e velho marketing de relacionamento é outra forma de aumentar vendas no natal. Você pode usar o WhatsApp para enviar promoções, descontos e até oferecer as opções de presentes que já tem pronta.

4 – Capriche na decoração e ambientação da sua loja física

Natal é uma época de luz e de alegria. Garanta que esse clima natalino esteja presente em sua loja física. Mas, vale um aviso: de nada adianta colocar um papai noel gigante na entrada da loja atrapalhando a passagem dos clientes.

Está preparado para Natal? Veja como lucrar ainda mais no fim do ano!

Procure decorar sua loja com cautela. Além de bonito, precisa ser funcional. Use a criatividade e transforme todo o ambiente, se necessário. Mas certifique-se de que todos terão espaço para circular no estabelecimento e encontrar os produtos que deseja.

5 – Prepare-se para lucrar ainda mais no fim do ano!

Controle de estoque e treinamento de equipes são primordiais para lucrar ainda mais no fim do ano! Para garantir um atendimento de excelência contrate mais pessoas para sua equipe. Dessa forma você melhora o seu atendimento e não sobrecarrega nenhum membro.

Procure treinar e preparar todos que irão atuar durante esse período. No entanto, há um detalhe que faz toda a diferença: motivação! Procure pessoas motivadas a melhorarem seus resultados. Procure também motivar essas pessoas oferecendo boas condições de trabalho e até mesmo vantagens como comissão por vendas.

E aí? Pronto para aumentar as vendas no fim do ano e começar 2019 com tudo?

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Ananda Morales

Publicitária, redatora e sócia da Zênite Marcas.

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