Com origem americana, a Black Friday que significa “Sexta-Feira Negra” em tradução, é uma data comercial que surgiu nos Estados Unidos. Ela sempre ocorre na sexta-feira que procede a Ação de Graças, conhecida como “Thanksgiving”. Sendo a última sexta do mês de novembro. Esse dia que já é parte do calendário brasileiro e também de outros países. Faz com que diversas lojas, supermercados, agências de viagens e outras empresas, deem descontos para os seus clientes. É uma grande oportunidade, para você empresário, aumentar suas vendas, e para o consumidor aproveitar as ofertas!

pronto para a black friday

Principais erros cometidos pelas lojas no Black Friday

Apesar de ser uma data comum, muitas empresas cometem alguns erros na hora de usar a Black Friday. Veja os principais erros cometidas pelas lojas:

Não preparar o estoque

O principal objetivo do Black Friday é aumentar o número de vendas das empresas, porém não preparar o estoque é um dos erros mais cometidos. Imagina acabar em um único dia todo o seu estoque e você não conseguir atender as demandas? Além de perder vendas, não ficará uma situação boa com o cliente, já que não terá sua necessidade atendida.

Prepare o seu estoque, compare com os anos anteriores e negocie com seus fornecedores antecipadamente para conseguir bons preços. Disponha corretamente os produtos nas prateleiras e deixe seu estoque bem organizado e com fácil identificação. Dessa maneira não haverá problema em fazer os clientes esperarem por muito tempo para terem os produtos em mãos.

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Não planejar o desconto

De nada adianta você lançar um monte de descontos e não planejar cada um deles. Acabará perdendo tempo e dinheiro. É importante ver a sua margem de lucro e analisar o que vale a pena.

O grande chamativo para essa data é o desconto, mas isso não quer dizer que você precisa apenas focar nisso. Não tenha a preocupação de apenas baixar o preço de um produto, aproveite essa data pra criar um relacionamento com o seu cliente. É uma grande oportunidade para isso, potencializando a lista de clientes fieis e não uma lista de pessoas que só gostam de desconto.

Fazer a mesma promoção no Natal

Após o Black Friday, tem o Natal. Para o planejamento de suas vendas, é necessário levar em contas essas duas datas, porém não com as mesmas promoções. Se o seu cliente perceber que elas são iguais, poderá perder credibilidade e ele não terá a urgência de consumir os seus produtos. Não terão medo de perder a oportunidade, já que no Natal continuará. É importante diferenciar isso, para que cada data seja aproveitada de uma maneira, mas com os mesmos resultados: aumentos nas vendas.

Uma ótima dica é fazer as promoções com focos diferentes, ou seja, utilize o Black Friday para desconto e relacionamento. Já o Natal, foque na venda de valor, menos desconto que a data anterior.

Dicas de como se preparar para o Black Friday e aumentar suas vendas

Existem muitas dicas que podem ajudar no aumento das suas vendas nessa data. Dicas simples que fazem total diferença no faturamento da sua empresa.

Faça da internet a sua aliada

A internet é um local onde milhares de pessoas navegam diariamente procurando algo do seu interesse. Por isso, é importante fazer uma divulgação nas suas redes sociais, mas sem revelar as principais informações das suas ofertas. Desperte a curiosidade dos consumidores para que vá até a sua empresa e confira o que tem a oferecer.

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Cheque à disposição dos produtos nas prateleiras

Durante essa data a movimentação é enorme, o que não dá tempo de checar a todo momento as gôndolas e prateleiras. Para isso, certifique antecipadamente se os principais produtos estão em destaque e bem posicionados. Organize corretamente para a fácil identificação por parte do cliente e também para a fácil reposição, caso precise.

Se for preciso, contrate mais pessoas para trabalhar nesse dia. Mas é importante treiná-los antecipadamente.

Organização e limpeza da loja

Os seus clientes merecem um ambiente agradável e isso influencia diretamente na decisão de compra. Foque na limpeza, no aroma da loja, na distribuição das prateleiras, para que se sinta bem naquele ambiente. Decore com as cores do Black Friday (preto, vermelho, laranja e branco) e com outras decorações que chamem a atenção.

Em 2018, a Black Friday, ocorre no dia 24 de novembro. Se você ainda não começou a se planejar, é melhor se apressar!

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